FECIAG "Feira de ciência e Astronomia de Guarapari" tem o intuito de incrementar jovens no mundo da ciência por meio de projetos científicos onde eles são os protagonistas.
A FECIAG se originou do premio Dr. Silva Mello, que, em decorrência aos anos de 2018, 2019, 2022 e 2023, realizada pela professora e coordenadora Lucia Horta.
A primeira edição oficial acontecerá após a iniciação de alunos em um clube de ciencias intitulado "comitê científico" da escola EEEFM "Lyra Ribeiro Santos", trazendo resultados positivos de seu aprendizado na escola pública.
Com o desenvolvimento dos alunos ao "fazer ciência" com projetos, como: Construção de um amplificador auditivo a partir de sucatas e Construção de um protótipo visual a partir de sucatas. Os projetos se encaixam no cenário de iniciação científica e contribuindo de forma relevante a sociedade, apoiar iniciativas como a desses estudantes, fazendo com que estudantes de educação básica de escola pública tenham mais apoio em ampliar seu conhecimento para à resolução de um problema na sociedade e em despertar a curiosidade nas áreas da ciência e tecnologia.